O peixe é um alimento delicioso e que faz muito bem para a nossa saúde. Com ele, podemos fazer deliciosas receitas como moqueca de peixe, peixe ao leite de coco, filé de peixe assado e muitas outras. Para fazer essas e outras delícias, é necessário limpar o peixe e a gente vai te mostrar que essa tarefa não é tão complicada assim! Confira a seguir dicas de como limpar peixe:

Lave bem as mãos

Comece todo o processo lavando muito bem suas mãos. Elas vão ficar em contato o tempo todo com o seu alimento, por isso é muito importante que elas estejam bem limpas e higienizadas. Dica: você pode usar luvas de proteção para não se machucar, principalmente se é sua primeira vez limpando peixe!

Arrume o local e os itens necessários

Antes de começar a limpar seu peixe, você deve deixar o local limpo e arrumado. Separe uma sacola ou balde onde você poderá jogar as vísceras, ou sujeiras dentro. Dê preferência para realizar todo o processo perto da sua pia: você vai precisar de água corrente para limpar o peixe.

Livre-se das escamas

Com a ajuda de uma faca sem fio, uma colher ou a parte de trás da lâmina da sua faca, retire as escamas do peixe. Raspe a pele delicadamente, na direção oposta a que elas se formam, do rabo para a cabeça. Os movimentos devem ser rápidos, delicados, curtos e de modo que não danifiquem a pele do peixe. Faça isso dos dois lados e confira se retirou pelo menos a maioria das escamas. Coloque o peixe em baixo da água corrente para tirar alguma escama presa na pele.

Fique atento ao tipo de peixe

Se você estiver limpando um peixe de casca grossa, como o bagre, retire a pele antes do cozimento! A maioria das pessoas não gosta dessa pele espessa e grossa, por isso faça um pequeno corte entre a cabeça e o corpo e puxe delicadamente a pele em direção à cauda. Não se esqueça de retirar as nadadeiras e a cabeça do peixe (opcional). Com a ajuda de uma tesoura, corte as nadadeiras rente à pele e com uma faca retire a cabeça, faça um corte de um dedo depois das guelras. Dica: você não precisa descartar a cabeça do peixe, essa parte é muito gostosa e pode ser usada em outras receitas, como o próprio pirão!